Incêndios de grandes proporções são registradosna região de Ribeirão Preto

Incêndios de grandes proporções foram registrados na região de Ribeirão Preto entre os dias 22 a 24, atingindo diversas cidades da região, e, três das principais rodovias precisaram ser interditadas por conta da grande quantidade de fogo.
Segundo as concessionária Entrevias e EcoNoroeste, houve bloqueio no km 340 da Atílio Balbo (SP-322), sentido Oeste, em Sertãozinho. Também houve interdição na praça de Pedágio de Pitangueiras, no sentido Leste, pela Armando de Salles Oliveira (SP-322) e também o bloqueio na Carlos Tonanni (SP-333), em Barrinha, no km 98 pela pista Oeste e no km 83 no sentido Leste.
A região tem enfrentado uma extrema onda de seca e calor, o que eleva o risco de incêndios. A falta de chuva e a umidade relativa do ar baixa, facilita a rápida propagação do fogo.
Ribeirão Preto, segundo informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), registrou a marca de 15% na umidade relativa do ar na tarde de sexta-feira, o que caracteriza estado de alerta. Caso haja um índice abaixo de 12%, é necessário ser decretado estado de emergência na cidade.
Na escala da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estado de alerta é considerado quando o índice de umidade está entre 12% e 20%. E, quando fica abaixo de 12%, é decretado o estado de emergência. Entre 20% e 30%, é definido como estado de atenção. Acima de 30%, a situação está normalizada. Cesar Lima.