Editorial

Editorial – Edição 24

Em 1447, a prensa, inventada por Johann Gutemberg inaugurou a era do jornal moderno e permitiu o livre intercâmbio de ideias e cultura, disseminando o conhecimento. Mas, foi o jornal em alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, impresso a partir de 1605 por Johann Carolus em Estrasburgo, que ficou reconhecido como sendo o primeiro jornal da história.
Já a reportagem por sua vez, teve origem no século XIX, e originalmente tinha o sentido de descoberta, de busca pelo fato novo, de investigação – o que também pode ser identificado atualmente na notícia, conforme a compreendemos no jornalismo contemporâneo.
No início os jornais não eram impressos todos os dias, e foi a partir de 1609 que o jornal alemão Avisa Relation oder Zeitung passou a fazer publicações periódicas.
No Brasil, o jornal A Notícia (AN) publicado em formato revista, em Joinville, Santa Catarina, fundado por Aurino Soares, foi considerado a primeira edição do jornal com periodicidade semanal, e sua primeira publicação com apenas 4 páginas, aconteceu em 24 de fevereiro de 1923.
Mesmo com a evolução tecnológica da informação nas redes sociais, os jornais impressos e revistas ainda tem o seu espaço garantido e são de grande importância pra informação direta, são meios de comunicação de massa, um produto de consumo, que tem como objetivo principal informar, entreter, fazer uma interpretação, entre outros. O Jornal Folha Barrinhense é um produto da Editora Newspaper, e tem como objetivo levar informação em um cronograma de periodicidade semanal. Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo